gots, ecocert, eureciclo, selos sustentáveis, selos ecológicos, selos de preservação ambiental, certificação,

Certificação ECOCERT

A Ecocert Brasil é a maior certificadora de produtos orgânicos do mundo. Fundada na França, em 1991 e presente no Brasil há quase 20 anos, contribui ativamente no desenvolvimento da agricultura orgânica, inspecionando e certificando produtos mais saudáveis, produzidos longe dos agrotóxicos.

Em 2011 a Ecocert Brasil foi uma das primeiras certificadoras a obter o credenciamento junto ao Ministério da Agricultura (MAPA) como certificadora de produtos orgânicos de acordo com a Norma Brasileira de Orgânicos (Lei 10831/03) e segue atuando no fortalecimento do mercado de orgânicos.

 

Certificação GOTS

O Global Organic Textile Standard (GOTS) é um padrão para tecidos orgânicos reconhecido internacionalmente. Desde a sua introdução em 2006, o GOTS demonstrou a sua viabilidade prática e foi apoiado pelo aumento do consumo de fibras orgânicas e da demanda por critérios de processamento unificados da indústria e dos setores de varejo.

O GOTS garante o status orgânico de tecidos da colheita das matérias-primas por meio de uma fabricação ambiental e socialmente responsável até a rotulação para oferecer garantias confiáveis ao consumidor. O padrão abrange o processamento, a fabricação, o embalamento, a rotulação, o comércio e a distribuição de todos os tecidos com pelo menos 70% de fibras naturais orgânicas certificadas. Os produtos finais de fibra podem incluir, mas não estão limitados a, fios, tecidos, roupas e têxteis para o lar. No entanto, esse padrão não define os critérios para produtos de couro.

 

Selo Eureciclo

O selo Eureciclo foi idealizado para solucionar dois grandes problemas: a destinação final de embalagens geradas por empresas e a marginalização dos agentes da cadeia de reciclagem. Pensando nisso, a New Hope Ecotech , empresa líder no setor de tecnologias para gestão de resíduos sólidos no Brasil, desenvolveu uma plataforma capaz de rastrear e armazenar dados da cadeia de reciclagem e criou o selinho! O  sorriso certifica que as empresas destinam recursos para o desenvolvimento e operação das cooperativas de reciclagem. E é daí que vem a ideia da compensação ambiental: as empresas pagam as cooperativas para retirarem do ambiente uma quantidade equivalente de material ao das embalagens de seus produtos. Em 2017, iniciaram as operações no Chile com o selo 'todosreciclamos'.